Da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria de Vigilância em Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, lançou hoje (6), em Brasília, o vídeo Histórias de todos nós. São pequenos documentários sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV/aids. O objetivo é exibir o vídeo em espaços coletivos para que a população seja esclarecida sobre o assunto.
O lançamento ocorreu durante a 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemologia, Prevenção e Controle de Doenças. O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, e a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, estiveram presentes.
O vídeo foi produzido nas cidades de São Paulo, Manaus e Brasília e é dividido em sete capítulos: Pega ou não Pega?, DST, Fique Sabendo, Transmissão Vertical, Redução de Danos, Preconceito e Vivendo com HIV/aids. O vídeo contém depoimentos e esclarecimentos sobre as dúvidas mais freqüentes da população.
De acordo com Mariângela, as pessoas ainda acreditam em mitos sobre o assunto. “Queremos que esses vídeos levem informações à população e conseqüentemente provoquem debates e atitudes conscientes."A produção foi feita com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Escritório sobre Drogas e Crime, das Nações Unidas (ONU). Exemplares serão distribuídos em locais públicos, como escolas e unidades de saúde de todo o Brasil.