Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Atéo fim de 2009, uma rodovia ligando o porto de Santos, no oceano Atlântico, aos portos de Arica e Iquique (Chile), no Pacífico, estará concluída. Com cerca de 3 milquilômetros de extensão, a rodovia, que tambémpassará pela Bolívia, facilitará o escoamento daprodução agrícola e possibilitará o aumento daexportação de grãos brasileiros, de acordo com o Ministério da Agricultura. Arodovia faz parte de um acordo firmado entre os três países,no final do ano passado, e teve suas bases definidas neste mês.A expectativa é de que a comercialização degrãos atinja 135 milhões de toneladas a partir de2010. A produçãobrasileira de grãos na safra atual será de pouco mais de 142milhões de toneladas. Pelo lado chileno, há o interessede que empresários de países da América do Sul,como o Brasil, passem a montar produtos em seu território, sebeneficiando os tratados que o país tem com China, Japãoe Estados Unidos.Emnota do Ministério da Agricultura, o secretário deDesenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, MárcioPortocarrero, disse que o Brasil pode se beneficiar muito com arodovia. “Podemos afirmar que o transporte é, atualmente, umdos maiores gargalos da produção agropecuária. Arodovia vai beneficiar os produtores do país, que terãoacesso mais rápido e fácil ao mercado asiático,um grande consumidor dos nossos produtos”, afirmou. Segundo ele, ocorredor interoceânico propiciará uma reduçãode 7 mil quilômetros de rota marítima em relaçãoao percurso feito atualmente pelo Atlântico.Amaior vantagem, segundo a nota, será a reduçãono custo do transporte. Hoje, o produtor de soja da regiãoCentro-Oeste chega a gastar até dez vezes mais paratransportar o grão até a China do que um agricultornorte-americano. “Ganharemos muito em competitividade”, dissePortocarrero.Cercade 1,5 mil quilômetros da rodovia estarão em territóriobrasileiro, enquanto a Bolívia participará com 1,6 mile o Chile com mais 233. O investimento do governo federal seráde R$ 340 milhões, destinados, principalmente, àconstrução de pontes, acessos curtos e recuperaçãoe manutenção da parte rodoviária próximaà fronteira com a Bolívia. A previsão éque a obra esteja totalmente concluída em setembro de 2009.