Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Em nota divulgada hoje (14), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que a OceanAir Linhas Aéreas deverá garantir o cumprimento das rotas dos pacotes turísticos aos passageiros da BRA que haviam agendado viagens para o feriado prolongado. Segundo a nota, será repetida a fórmula usada no último fim de semana, quando clientes da BRA que compraram pacotes turísticos foram orientados a procurar um balcão da OceanAir nos aeroportos para o embarque. De acordo com a Anac, durante o feriado prolongado os passageiros deverão ser transportados em três aeronaves, das quais duas são da BRA “com suas respectivas tripulações”. Ainda conforme o comunicado, o acordo entre as duas companhias sob a intermediação da Anac prevê para hoje o embarque de 1,2 mil usuários da BRA.Para os demais passageiros de vôos regulares, a questão está sendo discutida entre os representes dos departamentos jurídicos das duas empresas e, segundo a Anac, a solução deve sair nas próximas horas.Por meio de sua assessoria, no entanto, a OceanAir reiterou o anúncio feito na última segunda-feira (12) pelo presidente da empresa, German Efromovich, de que a intenção é a de garantir apenas o transporte de parte dos passageiros. Ou seja, de 27 mil das 70 mil pessoas que haviam comprado bilhetes para viagens programadas pela BRA até março de 2008. O restante dependeria de disponibilidade de assentos nas empresas aéreas brasileiras, conforme a Ocean Air.Essa posição, no entanto, foi contestada pelo vice-presidente da BRA, Danilo Amaral, que, por meio de sua assessoria, manteve a argumentação de que um acordo entre as duas empresas prevê a absorção total desses passageiros.