Ana Luiza Zenker
Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério daEducação promoveu durante a semana, em Brasília,um curso de formação voltado para melhorar o ensinopara portadores de necessidades especiais. Um dos objetivos foiincentivar a prática de colocar na mesma sala de aula criançascom e sem deficiência, que está prevista no programaEducação Inclusiva: Direito à Diversidade, daSecretaria de Educação Especial (Seesp).A coordenadora geral docurso e professora da Faculdade de Educação daUniversidade de Campinas (Unicamp), Maria Teresa Mantoan, afirma quevê esse programa “como fundamental, porque mostra, a partirdo que é próprio do ensino especial, a possibilidadeque uma mudança nessa modalidade de ensino, uma mudançano olhar sobre a deficiência, o quanto nós podemostransformar a escola comum”.Segundo a coordenadorade Articulação da Política de Inclusão daSeesp, Denise Alves, o objetivo do evento “é apoiar aimplementação da educação inclusiva nosmunicípios brasileiros”. A forma de tornar isso realidade éa formação de multiplicadores, que deverãocapacitar professores de todas as cidades do Brasil para oatendimento especializado a alunos com necessidades especiais emsalas de aula regulares.O treinamento é feito comaulas sobre deficiência mental, física, auditiva evisual, sobre o atendimento especializado e o ambiente de educaçãoà distância que será usado nas outras etapas doprojeto.“Acho que é sempre importante investir naformação, e o professorado demanda isso sempre. Éum direito do educando estar na escola e é um direito doeducador ter formação para dar conta de viabilizar umaeducação de boa qualidade para todos”, diz uma dasprofessoras do curso, Elizabet Dias de Sá, do Centro de ApoioPedagógico às Pessoas com Deficiência Visual deBelo Horizonte (MG).O Curso de Formação deTutores para Atendimento Educacional Especializado terminou nasexta-feira (30), em Brasília.