Lula participa na Guiana de reunião do Grupo do Rio

02/03/2007 - 6h52

Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa hoje (2), por telefone, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, às 9 horas, no Palácio do Planalto. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acompanha o telefonema.

Às 9h30, reúne-se com o governador de São Paulo, José Serra, com quem deve discutir questões de segurança e de investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre outros assuntos. Ao fim do encontro com Serra, Lula recebe o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Às 14 horas, viaja para Georgetown, na Guiana, onde chega no fim do dia. O desembarque está previsto para as 17 horas, no Aeroporto Internacional Cheddi Jagan.

Ainda hoje à noite, o presidente brasileiro participa, no Centro Cultural Nacional, da abertura da 19ª Reunião do Grupo do Rio. Logo após, comparece a jantar oferecido pelo presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, em homenagem a chefes de Estado e de governo presentes à cúpula.

Lula permanece em Georgetown até amanhã (3), último dia de debates do Grupo do Rio. Os temas principais desta edição do encontro são o desenvolvimento econômico e social, o apoio e a assistência ao Haiti e os mecanismos financeiros inovadores para a promoção do desenvolvimento.

Além do Brasil, fazem parte do Grupo do Rio a Argentina, Colômbia, Bolívia, México, Honduras, Chile, Belize, Equador, Guatemala, Peru, Paraguai, Costa Rica, El Salvador, Uruguai, Venezuela, Guiana, República Dominicana, Panamá e Nicarágua.