Inovação tecnológica é uma das prioridades do BNDES

03/06/2006 - 9h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elegeu a área de inovação como uma de suas prioridades, dentro das novas políticas operacionais da instituição divulgadas a partir de dezembro de 2005. Essa linha foi criada com o objetivo de apoiar a produção em escala industrial de produtos que contenham inovações tecnológicas. Atualmente, o banco tem em carteira quatro projetos nesse sentido.

Segundo o diretor de Planejamento do BNDES, Antonio Barros de Castro, a nova linha oferece juros fixos de 6% ao ano. "Começamos a trabalhar com a hipótese de que o Brasil tem que fazer além da política horizontal de inovação, políticas de especialização e de escolhas estratégicas. Isso está sobre a mesa e é objeto de debate interno", disse.

O BNDES ainda está analisando se os quatro projetos apresentam componentes inovadores. Como se trata de um crédito mais barato que as demais linhas de crédito oferecidas pelo banco, criou-se um comitê para filtrar os projetos. O orçamento do banco para essa linha é de R$ 500 milhões.