Líderes definem formação de comissões técnicas na Câmara

21/02/2006 - 22h09

Brasília, 21/2/2006 (Agência Brasil - ABr) - Os líderes partidários acertaram hoje (21), durante reunião com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), a formação das 20 comissões técnicas permanentes da Casa. Também definiram os partidos que ficarão com as presidências e vice-presidências.

Por ter a maior bancada, o PT teve direito à primeira escolha e optou pela presidência e primeira vice da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O PMDB, que tem a segunda maior bancada, ficou com a presidência e primeira vice-presidência da Comissão de Finanças e Tributação. O PFL preferiu a presidência e vice da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O PT também escolheu a presidência e primeira vice das comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Minorias. O PMDB, na segunda escolha, ficou ainda com a presidência e primeira vice das comissões de Viação e Transportes e de Turismo e Desporto. E o PFL preferiu a presidência e primeira vice das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O PP ficou com a presidência e primeira vice das comissões de Seguridade Social e Família e de Desenvolvimento Urbano. Os dois cargos das comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio caberão ao PSDB.

O PTB e PL também escolheram a presidência e primeira vice de duas comissões: ao primeiro couberam as de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Defesa do Consumidor; ao PL, as de Trabalho, Administração e Serviço Público e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

O PDT escolheu a comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; o PSB, a de Fiscalização Financeira e Controle; e o PPS, a Legislação Participativa.

Os líderes partidários se comprometeram a indicar, até o dia 14 de março, os deputados para as 20 comissões. Para o dia seguinte estão marcadas a instalação e a eleição do presidente e dos três vice-presidentes das comissões. O mandato dos eleitos vai até o final desta legislatura.