Lula diz que interiorização do ensino superior é obrigação do governo

21/02/2006 - 11h21

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao visitar obras do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (21) que o programa de interiorização do ensino superior é uma obrigação do governo federal.

"Não estamos fazendo nenhum favor. Estamos fazendo aquilo que é obrigação do Estado brasileiro fazer pelo seu povo". E acrescentou: "Nós decidimos que não é o jovem que tem que ficar perambulando o Brasil atrás da universidade. É a universidade que tem que ir atrás do jovem brasileiro". Segundo o presidente, o Brasil só dará um salto de qualidade se o Estado cuidar da educação. "Esse país não vai jogar fora essa oportunidade", disse.

O campus de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, terá os cursos de engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia agrícola e ambiental, engenharia de produção, engenharia elétrica e ciência da computação. A extensão vai oferecer 330 vagas anuais.

Lula segue agora para Petrolina (PE) onde visitará campus da Univasf na cidade. Atualmente, a universidade funciona em instalações provisórias no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Para a construção dos campi (Petrolina e Juazeiro), o governo federal está investindo R$ 20,15 milhões por meio do Ministério da Educação.

Criada em 27 de junho de 2002, a Univasf foi implantada em outubro de 2004. É a única universidade pública da região, num raio de 600 quilômetros. Na unidade de Petrolina são oferecidos cursos de medicina, enfermagem, zootecnia, psicologia, administração e medicina veterinária.