Fundação Palmares comemora 17 anos com extensa programação

28/09/2005 - 12h37

Diego Freire
Da Agência Brasil

Brasília - A Fundação Cultural Palmares está promovendo uma série de exposições, apresentações artísticas, mesa-redonda e oficinas, para comemorar 17 anos de criação. Também será lançada a Revista Palmares. As informações foram dadas pelo diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.

Segundo Araújo, as comemorações começaram na segunda-feira (26) em Brasília e vão se estender por Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Araújo disse que o objetivo da fundação é atrair artistas afro-brasileiros de modo a difundir cada vez mais a cultura negra. "A fundação é uma grande vitrine da promoção racial no Brasil. Estamos divulgando os trabalhos realizados ao longo de 17 anos", afirmou.

Araújo afirmou que a expansão da cultura negra faz com que ela se torne o principal instrumento contra o racismo. "A cultura enfrenta com firmeza e alegria as dificuldades que nós negros passamos. O que queremos e desejamos é que ter uma sociedade que nos encare e nos trate de igual para igual", disse.