Brasil pode tornar-se o maior consumidor de café do mundo, avalia secretário

13/08/2005 - 9h50

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil pode tornar-se o maior consumidor de café do mundo nos próximos anos. A avaliação é do secretário de Produção Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima. Em 2004, os brasileiros consumiram 15 milhões de sacas de café, perdendo apenas para os Estados Unidos, cujo consumo chegou a 20 milhões de sacas.

"É um resultado que nós estamos trabalhando. O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo e, dentro de três a quatro anos no máximo, deve ultrapassar os Estados Unidos e se tornar também o maior consumidor de café no mundo. Ele já é o maior produtor e o maior exportador", disse Lima.

De acordo com o secretário, no ano passado o Brasil superou o consumo mundial, atingindo quase 9% a mais do que em 2003. "O Brasil, em 2004, consumiu 14,9 milhões de sacas. A Associação Brasileira da Industria de Café (Abic) continua trabalhando em melhoria de qualidade e em distribuição".

Lima disse também que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, tem dado atenção especial ao aumento do consumo nacional. "Há essa atenção do ministro quanto a essa produção e ele vai adotar a política adequada para suprir essa demanda de café do Brasil".

Segundo ele, o consumo mundial tem crescido aproximadamente 1,7% ao ano e os grandes compradores e processadores de café do mundo acham que em 10 anos o mundo estará consumindo 146 milhões de sacas/ano.

"O ministro Roberto Rodrigues não vai permitir que o Brasil perca a sua participação no mercado internacional. Se daqui a 10 anos o mundo estiver consumindo 146 milhões de sacas, o mundo vai precisar de 60 milhões de sacas do Brasil", afirmou Lima.