Brasília - Em mensagem divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destaca, no Dia do Agricultor, comemorado hoje (28), que o governo vem adotando medidas para amenizar as dificuldades dos produtores rurais: "Não será por falta de apoio do meu governo ao setor que o Brasil deixará de plantar".
"Graças ao produtor rural, temos alimentos em nossas mesas e excedentes para exportação. É ele – o produtor rural – que faz da agricultura brasileira uma das mais competitivas do mundo. Graças a ele, o Brasil é hoje um dos principais centros de excelência do agronegócio. Lidera a produção e a exportação de café, açúcar, suco de laranja, álcool, e também é o maior exportador de soja, carne bovina, frango e tabaco. Poucos setores da economia foram capazes de incorporar tanta tecnologia", afirma o presidente.
Na mensagem Lula ainda reconhece e lamenta "que fenômenos naturais recentes prejudicaram o setor: aumento dos custos de produção, redução dos preços, quebra da safra e crescimento das dívidas dos produtores". E acrescenta: "Sei que o produtor é persistente e não se deixará abater por essas adversidades".
O presidente encerra a mensagem manifestando o "mais profundo reconhecimento e gratidão a esses brasileiros que fazem nascer no campo o pão nosso de cada dia, o sustento da nossa vida".