Declaração conjunta enfatiza integração entre Brasil, Venezuela, Colômbia e Espanha

29/03/2005 - 22h39

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, da Venezuela, Hugo Chávez, da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Espanha, José Luis Zapatero, encontraram-se na Ciudad Guayana, na Venezuela, para fortalecer os vínculos entre os três países e discutirem assuntos ligados às questões internacionais.

Durante o encontro, eles renovaram o compromisso de aprofundar o diálogo e a relação política sobre os temas de interesse mútuo, como o combate ao terrorismo, o tráfico de drogas e a validação das normas de proteção dos Direitos Humanos. O compromisso para o combate do tráfico ilícito de armas de fogo também foi firmado entre as autoridades.

Os quatro presidentes também se comprometeram em abraçar a causa de combate à fome e à miséria mundial, bandeira defendida por Lula. O presidente brasileiro voltou a afirmar, durante o encontro, que "a pobreza é a arma de destruição mais poderosa existente no mundo".

Os presidentes dos quatro países também registraram, durante encontro na Venezuela, os avanços alcançados pelo Mercosul e a necessidade de os países sul americanos se integrarem para fortalecer as relações comerciais do continente. O esforço do Mercosul pela busca de acordos comerciais com a União Européia também foi vista como "fundamental" para o desenvolvimento das nações sul-americanas.

As autoridades também firmaram hoje compromisso com o fortalecimento da ordem multilateral, baseada na "igualdade soberana de todos os estados e no respeito às normas e aos princípios do Direito Internacional". A reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas também estava na pauta das discussões.