Brasília, 29/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que considera a reunião de que participou nesta terça-feira em Ciudad Guayana, na Venezuela, "fundamental para que nós possamos consolidar numa política de infra-estrutura a integração da América do Sul". Lula se reuniu com os presidentes Álvaro Uribe, da Colômbia; José Luis Zapatero, da Espanha; e Hugo Chávez, da Venezuela.
Em entrevista coletiva, Lula afirmou que o problema que a Colômbia enfrenta com o narcotráfico e o terrorismo "é de todos". E que o Brasil não vai medir esforços para ajudar no combate ao crime organizado: "O Brasil está propondo um trabalho em conjunto, reunindo Brasil, Colômbia e Venezuela, para encontrar soluções para esse problema grave no nosso continente."
Segundo o presidente, o Brasil está solidário com a luta do governo colombiano, que busca uma solução pacífica para o conflito. "Nós nos colocamos à disposição do governo da Colômbia e somente com a concordância do governo da Colômbia é que faremos qualquer gesto para participar de qualquer negociação", destacou.
Sobre a relação dos países do continente com a América do Norte, o presidente Lula disse que "a relação individual de cada país com os Estados Unidos todo mundo sabe a importância que tem". E lembrou que o Brasil tem nos Estados Unidos um dos seus parceiros comerciais mais importantes, junto com a União Européia e a China: "O que nós estamos fazendo é tornar essa relação mais ampla para que não fiquemos dependentes de um único bloco comercial."