Portal na Internet traz informações sobre programa de produção e uso do biodiesel

29/03/2005 - 20h10

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As informações sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) já estão disponíveis na Internet pelo site www.biodiesel.gov.br. O endereço é do Portal do programa e traz também informações sobre os projetos de pesquisa, resultados dos estudos, artigos científicos e ações nas áreas agrícola, de incentivo fiscal, marco regulatório, distribuição e estratégias de mercado. No site funcionará um escritório virtual, para que os pesquisadores cadastrados no PNPB se comuniquem e conheçam o que cada um realiza no âmbito de seus projetos.

Os pesquisadores formam a Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, lançada oficialmente hoje em sua primeira reunião nacional. São 208 estudiosos de 56 instituições e o objetivo da rede é criar programas de gestão e comunicação, pensar em melhores formas de aplicação de recursos e evitar a duplicação de esforços. A rede já tem 27 projetos realizados em 22 estados, com exceção de Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.

Até amanhã (30), os cerca de 70 coordenadores dos projetos de biodiesel participarão, em Brasília, da 1ª Reunião Nacional da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. O encontro, segundo o coordenador geral de Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia, Cláudio Júdice, pretende dar uma visão global do andamento do programa em todo o país. "O objetivo era justamente o de congregar os coordenadores", explicou.