Amorim: reunião de dirigentes árabes e sul-americanos conformará ''nova realidade''

26/03/2005 - 18h48

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, participou de reunião nesta sexta (25), em Marraqueche, no Marrocos, para acertar os últimos detalhes da Cúpula de Chefes de Estados e de Governo dos Países Árabes e da América do Sul. O encontro será realizado em Brasília, nos dias 10 e 11 de maio, com o objetivo principal de promover a cooperação entre as duas regiões.

Participaram da reunião no Marrocos, 34 representantes de países árabes e sul-americanos, a grande parte ministros de Relações Exteriores. No retorno ao Brasil, Celso Amorim destacou que a cúpula "já está tendo um grande impacto nas relações econômicas, culturais, científicas e terá um impacto ainda maior".

O ministro lembrou que a iniciativa de realizar a cúpula partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao afirmar que há um estreitamento grande das relações entre Brasil e os países árabes, Amorim ressaltou também que, neste ano, as exportações brasileiras para a região aumentaram 50%. "As perspectivas de investimentos são enormes, vemos que é uma nova realidade que está se formando", avaliou o chanceler, que também esteve na Argélia, onde participou de reunião de cúpula da liga árabe, como convidado especial.

As iniciativas de cooperação entre Brasil e Marrocos têm progredido, conforme o Itamaraty. As visitas de autoridades marroquinas ao Brasil e de missões brasileiras àquele país têm sido freqüentes nos últimos anos. Antes da visita do Rei Mohammed VI, em novembro de 2004, o chanceler Mohammed Benaïssa havia visitado o Brasil em abril do mesmo ano. Durante a visita do rei, foram assinados o Acordo-Quadro entre o Mercosul e o Marrocos, o Acordo de Cooperação entre as Academias Diplomáticas e Acordo de Cooperação Técnica em matéria de Turismo.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores.