Reitor sugere que dívida dos estados seja convertida em investimento para educação

09/03/2005 - 15h49

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), José Izecias de Oliveira, sugeriu que parte das dívidas dos estados com a União seja convertida em investimento para a educação. A proposta foi apresentada em audiência pública nesta quarta-feira na Comissão de Educação do Senado Federal que discutiu o anteprojeto de reforma universitária.

O secretário executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad, disse que a proposta é nova e precisa ser analisada. "É um tema delicado", ponderou Haddad. Já em relação a outra proposta, que sugere a criação de um fundo privado para financiamento de pesquisas universitárias, o secretário-executivo disse que há viabilidade e que a idéia deve ter apoio das instituições privadas e públicas de ensino superior.

Essa foi a primeira audiência pública promovida pela Comissão de Educação sobre o anteprojeto de lei da reforma universitária, elaborado pelo MEC. Também participaram como convidados, o secretário executivo da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno, e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta.

Segundo o presidente da comissão, senador Hélio Costa, será promovida uma série de audiências sobre o tema. Entre os convidados estão o ministro da Educação, Tarso Genro, o ex-ministro Paulo Renato Souza e representantes de entidades de ensino superior. Hélio Costa afirmou que pretende convidar também um representante do Ministério da Fazenda para discutir a viabilidade econômica da reforma.

Até 30 de março, o MEC receberá sugestões de mudanças e aperfeiçoamento do texto que deve ser enviado ao Congresso Nacional em julho.