Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje mensagem de apoio a Carlos Mesa, confirmado, nesta terça-feira (8), pelo Congresso na presidência da Bolívia. Na correspondência, Lula diz que a confirmação de Mesa como presidente da Bolívia ocorreu de forma democrática e que isso enche o Brasil de confiança nas relações com o país vizinho.
Na mensagem, Lula felicita o povo boliviano e reitera a segurança de que o Brasil será o parceiro da Bolívia em busca da integração da América do Sul, através do desenvolvimento e com inclusão social, paz e democracia.
Carlos Mesa teve negado por unanimidade pela Assembléia Nacional Bolivariana o pedido de renúncia que apresentou, domingo passado. Na noite de ontem, logo que soube da decisão, Mesa anunciou um acordo com o Legislativo, que incluiria a aprovação de uma lei dos hidrocarbonetos que respeite a soberania da Bolívia, mas que também dê "segurança jurídica àqueles que apostam no país", segundo informou a imprensa internacional.
A mensagem de Lula a Carlos Mesa foi entregue em La Paz pelo embaixador do Brasil na Bolívia, Antonino Lisboa Mena Gonçalves.
Eis a íntegra da mensagem:
"Querido amigo,
Sua confirmação como Presidente da Bolívia foi lograda de forma altamente democrática e graças a uma ampla convergência de opiniões entre o Governo e o Congresso bolivianos. Isso nos enche de alegria e confiança quanto ao futuro do país e de nossas relações.
Felicito o povo irmão da Bolívia, em meu nome e no do povo brasileiro, e reitero a segurança de que o Brasil será parceiro da Bolívia em busca de nossas aspirações comuns pela integração da América do Sul, pelo desenvolvimento e prosperidade de nossos países e pelo bem-estar de nossos povos, com inclusão social, paz e democracia".