Serra defende mudança de critérios para pagamento de dívida de estados e municípios

08/03/2005 - 15h51

Ellis Regina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O prefeito de São Paulo, José Serra, defendeu hoje mudança de critérios para o pagamento das dívidas de estados e municípios. Segundo o prefeito, existem hoje R$ 13 bilhões de receitas na cidade de São Paulo, com a possibilidade de manobrar apenas 20% dos gastos, o que inviabilizaria o pagamento da dívida do município. "Pagar R$ 7 bilhões é impossível", disse ele.

José Serra lembrou que o acerto da dívida dos estados e municípios passa também pelo trabalho realizado no Senado. Após encontro com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), Serra disse que vai acompanhar de perto a votação de projetos relacionados às finanças dos estados. "Temos que resolver esse problema (a dívida dos estados) mantendo a responsabilidade fiscal. Isto é perfeitamente possível, não vejo dificuldades", afirmou.

O prefeito informou que, no dia 18 deste mês, os prefeitos de capitais devem se encontrar em Curitiba para tratar do assunto. José Serra vai participar hoje de reuniões no Supremo Tribunal Federal e nos ministérios da Fazenda, da Saúde e da Justiça. O prefeito de São Paulo pretende discutir soluções para os precatórios (títulos de dívidas do estado), mas não adiantou nenhuma saída.

José Serra também pretende tratar de problemas relacionados aos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para santas casas e entidades filantrópicas. "Há insuficiência de recursos face às demandas e as instituições filantrópicas são indispensáveis para o SUS", afirmou o prefeito.