Ministro israelense garante a Lula que seu país está empenhado na paz com a Palestina

07/03/2005 - 19h17

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, hoje à tarde, o vice-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, que também é ministro da Indústria, Comércio e Trabalho. Lula obteve de Olmert a garantia de que Israel está empenhado no processo de paz com a Palestina e foi informado da intenção do governo israelense de retirar os assentamentos da Faixa de Gaza e da Palestina.

Olmert trouxe verbalmente o convite do primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, para que Lula visite seu país. "Ele me respondeu que certamente o fará ainda antes de terminar seu mandato", disse Olmert. Segundo ele, o presidente Lula garantiu que enviará o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em visita oficial a Israel ainda neste ano, provavelmente em junho ou julho. De acordo com o vice-ministro, Lula disse que o Brasil apoiará o início das negociações para o estabelecimento de um acordo entre Israel e o Mercosul.

Olmert disse que não considera contraditório que o presidente Lula tenha visitado países árabes nestes dois anos de mandato, sem ter ido ainda a Israel. "A questão é: olhar o passado com queixas ou olhar o futuro com esperança? Eu acredito que é melhor olhar para o futuro com esperança. Acredito que as relações entre Brasil e Israel serão cada vez mais regulares e positivas", afirmou Olmert.

Olmert ressaltou que a resposta positiva ao convite para ir a Israel e a promessa de empenho para que se concretize um acordo com o Mercosul sinalizam para uma época de boas relações entre Brasil e Israel.

Na reunião, em que estiveram presentes também os ministros brasileiros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e de Minas e Energia, Dilma Rousseff, o vice-ministro iniciou entendimentos para estabelecer cooperação nas áreas de telecomunicações, principalmente na tecnologia de transmissão de dados sem fio, agrotecnologia, biotecnologia, nanotecnologia e produção de fertilizantes.

"Há muito espaço para cooperação entre os dois países. Fiquei muito entusiasmado com as afirmações dos ministros Furlan e Dilma, e do presidente Lula, que falaram muito sobre uma cooperação maior nessas áreas", concluiu Ehud Olmert.

Depois de se encontrar com o presidente Lula, Olmert visitou os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e das Comunicações, Eunício Oliveira.