Brasília - É cada vez maior a participação de mulheres com mestrado e doutorado nas instituições de educação superior: de 1998 a 2003, o número de mulheres docentes com doutorado cresceu 104%, contra 69,2% entre os homens. Os dados constam da publicação Trajetória da Mulher na Educação Brasileira, que será lançada amanhã (7) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
De acordo com a assessoria de Imprensa do Ministério da Educação, o lançamento está previsto para as 12h, na Sala de Atos do ministério, com a presença da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; do secretário-executivo do Ministério da Educação, Fernando Haddad; e do presidente do Inep, Eliezer Pacheco.
O trabalho reúne dados sobre as mulheres na educação do País, colhidos pelo Inep de 1996 a 2003, por meio do Censo Escolar, do Censo da Educação Superior, dos exames nacionais aplicados aos estudantes de educação básica e superior, cadastros de instituições e cursos, entre outros.