Ministério vai repassar recursos do programa do leite a partir de março

18/02/2005 - 20h21

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) confirma que vai começar a repassar, no início de março, os recursos para este ano do Programa do Leite destinados aos estados do Nordeste e Minas Gerais.

O Programa é uma iniciativa do MDS e consiste na compra do leite de pequenos agricultores e distribuição às famílias carentes. No ano passado, o Ministério liberou R$ 123 milhões aos estados, o que permitiu a distribuição diária de 620 mil litros. Os estados são responsáveis pelo pagamento às cooperativas que pasteurizam o produto e pela distribuição do alimento às famílias de baixa renda.

Os repasses referentes a 2005 dependem do aditamento dos convênios, procedimento necessário em função da mudança do ano orçamentário. O MDS também informou que já orientou a todos os estados parceiros que utilizem os recursos estaduais previstos nas contrapartidas dos convênios, em média 20% da verba, para pagar as cooperativas e agricultores, dando continuidade às ações do Programa. A meta do ministério para este ano é elevar a distribuição diária a 700 mil famílias, comprando o produto de 15 mil produtores.