Agência de Inovação Tecnológica facilitará captação de recursos para a Embrapa

18/02/2005 - 21h27

Brasília, 18/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O novo presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Sílvio Crestana, apontou nesta sexta-feira a busca de parcerias com o setor privado como uma das saídas para driblar a falta de recursos. Para tanto, a nova gestão já prepara uma maneira de viabilizar o investimento advindo do setor comercial: uma agência será criada para facilitar a captação desses recursos.

"Nós estamos muito interessados nisso, que é a criação da Agência de Inovação Tecnológica. Essa agência é que permitiria que esse arranjo possa se realizar. Há uma perspectiva que nesses dois [próximos] anos nós possamos viabilizar essa agência", afirmou.

O presidente também garantiu que na nova gestão os investimento em pesquisas relacionadas a agricultura familiar não serão diminuídos. E que será dada atenção tanto para as demandas provenientes das grandes empresas agrícolas como da agricultura familiar. "Nós recebemos demandas que advêm desde movimentos sociais, desde o assentamento da reforma agrária, até a grande agricultura, a agricultura comercial, empresarial, muito ‘tecnificada’. Nós temos [desenvolvido pesquisa em] uma agricultura que não é nem de pequena escala, nem de grande escala. Portanto, nós precisamos atender a todos", afirmou.

Em relação às pesquisas em biotecnologia, o novo presidente ressaltou que a Embrapa, mesmo cumprindo as determinações da Constituição brasileira, não deixará de desenvolver tecnologia sobre o assunto. "Cabe a nós trabalhar muito bem a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação. E nessa arena, o nosso referencial não é só o Brasil: nós temos que olhar o mundo todo, nós não podemos deixar de fazer o que existe de melhor em biotecnologia", disse.

E questionou: "Por que nós deveremos ter uma posição inferiorizada em relação ao conhecimento, em relação à informação, em relação à tecnologia que existe, ao que há de melhor no mundo? Nós já mostramos que na agricultura tropical somos líderes. E não poderemos deixar esse papel para alguém, algum outro país, fazer."