Brasília, 19/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério do Esporte vai ter um perfil de todas as condições para a prática do esporte nos estados e municípios visando identificar os locais onde há mais necessidade de apoio. A pesquisa será completada pelas informações que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está colhendo em todos os 5.560 municípios brasileiros para se ter um diagnóstico sobre o assunto e que vão basear a elaboração de um atlas sobre a prática esportiva no País.
A informação é do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que participa do programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão e gerado pela TV Nacional para 822 pontos de transmissão no país.
O governo, segundo Agnelo Queiroz, tem o esporte como uma política de estado, dada a sua importância não apenas no aspecto da saúde, mas também econômica. O ministro lembrou estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas apontando que para cada dólar investido em saúde são economizados US$ 2,3, como resultado da prevenção.