Brasília - O ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, chegou hoje a Lisboa (Portugal) para participar, amanhã (20), de Sessão Extraordinária da Conferência dos Ministros Responsáveis pela Pesca nos Países de Língua Portuguesa. O encontro se realiza tradicionalmente a cada dois anos e Fritsch apresentará os avanços do País no setor, que incluem a retomada do desenvolvimento da atividade em todas as áreas ligadas à pesca.
O ministro também pretende retomar negociações já iniciadas com os países de língua portuguesa, que são carentes de oportunidades de intercâmbio para a conquista de novas tecnologias e experiências. O Brasil deve facilitar a esses países a presença em centros de pesquisa e unidades de produção e desenvolvimento da pesca e da aqüicultura.
Além de Brasil e Portugal, também participam do encontro delegações de Guiné, Angola, Timor Leste, Moçambique, São Thomé e Príncipe e Cabo Verde. A programação prevê uma sessão plenária às 11h (horário local) de amanhã e, às 13h, um almoço de trabalho oferecido pelo ministro de Agricultura e pesca de Portugal, Carlos Costa Neves.
O grupo de ministros fará uma visita ao porto pesqueiro de Peniche, a partir das 15h30. A comitiva também será recebida por empresários e empresas de pesca. Na sexta-feira (21), os ministros retomarão a Sessão Plenária às 9h30. O encerramento dos trabalhos e a provação do documento final está prevista para as 12h30. "Esperamos dar continuidade a muitas negociações bilaterais e possibilidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa", manifestou o ministro brasileiro.
Com informações da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca