Brasília, 17/1/2005 (Agência Brasil - ABr) - O porta-voz da Presidência da Repúbica, André Singer, disse hoje que o governo brasileiro está disposto a ajudar a solucionar o conflito entre Colômbia e Venezuela, desde que haja uma demanda de algum desses países. O conflito diz respeito a um possível seqüestro em território venezuelano, por parte do governo da Colômbia, do líder guerrilheiro colombiano Rodrigo Granda, integrante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no dia 13 de dezembro. Os presidentes dos dois países estão em negociação para libertá-lo.
Quanto às recentes reportagens publicadas em jornais brasileiros de que o governo daria atenção especial ao estado do Rio de Janeiro neste ano, Singer anunciou que o governo federal não vai poupar esforços para ajudar aquele estado no que for preciso, até mesmo no que se refere à realização dos Jogos Panamericanos, em 2007.
Singer disse ainda que na reunião de coordenação política, na manhã de hoje, foram tratadas algumas prioridades do governo Lula para este ano, como segurança pública, projetos em parceria com a inicitiva privada, reforma universitária e política nacional da juventude. "Lula pediu que esses assuntos fossem acompanhados passo-a-passo pela coordenação de governo", anunciou o porta-voz. Segundo ele, com relação aos projetos de parceria público-privada, está marcado para abril um encontro com empresários brasileiros e estrangeiros para discutir o assunto.
O porta-voz adiantou que ainda não está marcada a reunião com líderes do PMDB para tratar da reforma ministerial.