Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante celebração de Natal na Casa de Oração do Povo da Rua, em São Paulo que não tem o direito de reclamar das dificuldades que enfrenta, "porque ninguém pediu que eu fosse candidato a presidente. Eu não só fui teimoso, como perdi três eleições até ganhar. Era preciso criar condições para provar que o Estado brasileiro pode estar mais a serviço da parte pobre da população".
Segundo o presidente, possivelmente, na história republicana ou dos governos democráticos, nunca foi montada no país uma estrutura como a atual, com nove ex-dirigentes sindicais como ministros. "Nós montamos um governo em que uma grande parte são pessoas oriundas das lutas sociais do país", disse.
Lula explicou as coisas não acontecem com mais rapidez devido à estrutura existente, que existe há muitos anos. "É uma estrutura que não foi construída por nós, uma estrutura mais do que secular, construída e moldada por gente que jamais imaginou que gente como nós iria chegar ao governo", ressaltou. "As coisas não eram preparadas para gente como nós. E nós temos que fazer as coisas da forma mais democrática possível, mais discutida possível para que a gente vá construindo uma relação de confiança e de solidariedade entre pessoas que possam nos ajudar".