Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional concluiu, há pouco, a votação dos dez relatórios setoriais do Orçamento Geral para 2005. Acordo feito pelos integrantes da comissão para rejeitar todos os destaques apresentados aos relatórios setoriais e encaminhá-los diretamente à apreciação do relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR), viabilizou a votação hoje de todos os relatórios temáticos.
Ao encerrar a apreciação das matérias, a presidente em exercício dos trabalhos, deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), convocou nova reunião da comissão para as 11 horas da próxima terça-feira (28).
Na reunião do dia 28, Jucá deve apresentar o parecer final da proposta orçamentária para discussão e votação na comissão. A expectativa é que a proposta orçamentária seja aprovada pelo Congresso Nacional na quarta ou quinta-feira próximas.
Enquanto deputados e senadores votavam os últimos pareceres preliminares, o presidente da comissão, deputad Paulo Bernardo (PT-PR), e o relator Romero Jucá buscavam no Ministério da Fazenda, em reunião com o ministro Antônio Palocci e uma comitiva de governadores, saídas para resolver impasses para a votação final do Orçamento.
Os governadores querem a inclusão no Orçamento de R$ 9,1 bilhões para compensar estados e municípios de perdas com a desoneração das exportações.