João Paulo confia em que orçamento será aprovado na semana que vem

23/12/2004 - 18h16

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, que já assinou a prorrogação dos trabalhos legislativos até o dia 30 para votação do Orçamento, disse há pouco que está confiante na aprovação da proposta orçamentária até o final da próxima semana.

João Paulo admitiu que há dificuldades para resolver o problema das compensações decorrentes da desoneração do ICMS sobre as exportações determinada pela Lei Kandir, onde os governadores reivindicam recursos de R$ 9,1 bilhões.

A garantia dos recursos no orçamento está sendo a maior reivindicação da oposição e dos governadores para aprovar a matéria. O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, trabalha para chegar a um "bom termo" nas negociações sobre os recursos com os governadores.

"Tenho certeza de que os governadores vão entender a situação da União e, ao mesmo tempo, o ministro Palocci entenderá a situação dos estados e a importância de garantir as compensações nas condições que o Brasil suporta hoje", disse João Paulo.

Em relação as criticas à indicação do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) para disputar a presidência da Câmara, João Paulo Cunha comentou que, como a escolha é recente, ainda haverá uma fase de "decantação, mas depois vamos arrumar o caminho". Quanto a outras possíveis candidaturas ao cargo, ele acredita que vai prevalecer a tradição de que o maior partido da Casa indique o presidente da instituição.