Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante celebração de Natal na Casa de Oração do Povo da Rua, em São Paulo que está otimista para o próximo ano. Ele destacou, por exemplo, que os números da economia estão melhores e o programa Bolsa Família, que já chega a mais de 6,5 milhões de famílias, tem como meta alcançar 11 milhões de famílias até 2006.
Lula citou o projeto do biodiesel, que vai gerar emprego e renda para semi-árido nordestino. Ele acredita que o biodiesel será utilizado cada vez mais no futuro, pois é menos poluente que o diesel. "A Europa rica vai ter que comprar o nosso biodiesel e a gente vai poder gerar muitos empregos nesse país", disse.
Apesar das conquistas, o presidente afirmou que o governo está longe de fazer tudo o que quer. Ele disse, no entanto, que a "casa dos sonhos" foi construída, que está sendo feito agora são os alicerces e que está no governo para fazer a transformação.
"Como ficamos muito tempo na oposição, nós construímos um sonho que é uma verdadeira casa de sonhos. Então, a casa já está construída, o que nós estamos fazendo agora é o alicerce para sustentar esse sonho que nós construímos durante todos esses anos. Pode ficar certo de que nós vamos fazer", afirmou. "Eu não sou governo, estou governo e estou lá porque acredito que é possível fazer a transformação".
O presidente disse ainda que neste governo não há possibilidade dos movimentos sociais serem tratados sem decência e respeito e que o Palácio do Planalto é um espaço do povo brasileiro.
"Aquele palácio não estava acostumado a permitir que sem-terra entrasse lá, que índio entrasse lá, que negro entrasse lá, que sem-teto entrasse lá. Aquilo é um espaço do povo, porque o povo é a força motora do processo democrático desse país e, portanto, se um rico pode entrar lá, porque um pobre não pode entrar?"