Eduardo Mamcasz
Repórter da Rádio Nacional
Brasília - O Conselho Nacional de Turismo definiu nesta semana, durante o Fórum Mundial do setor encerrado hoje em Salvador, os 24 pontos turísticos onde estarãoconcentrados esforços no próximo ano. A preocupação maior será com a procura de novos destinos culturais, ecológicos e onde não ocorra a exploração sexual. O conselho é formado pelos secretários estaduais de Turismo.
A única reunião que continua até segunda-feira (6) é a "Governança do Movimento Brasil de Turismo e Cultura", promovida pelo Instituto de Hospitalidade, a fundação que ficou encarregada da organização e recepção do encontro. Sergio Foguel, presidente do instituto, explicou que o movimento pretende "identificar, valorizar e desenvolver as manifestações culturais e artísticas" para que se tornem destinos turísticos.
A necessidade de procurar novos caminhos para o turismo foi defendido por Foguel com a lembrança de que o setor é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o mundo. No Brasil, no entanto, destacou, não chega aos 4%. "Se chegarmos ao patamar mundial –completou - serão cinco milhões de empregos".
No encontro paralelo, ocorreram as manifestações mais procuradas pelos dois mil participantes do Fórum Mundial de Turismo pela Paz e Desenvolvimento Sustentável. Um deles foi o show de abertura, no "Trapiche", de Daniela Mercury e convidados. Outro foi o de encerramento, no Terreiro de Jesus, no Abraço de Tambores e Jovens pela Paz, que reuniu 18 grupos e 300 jovens de bairros carentes da capital.