Eduardo Mamcasz
Repórter da Rádio Nacional
Salvador - A tradicional procissão pelas ruas do Centro Histórico, em homenagem a Santa Bárbara, a iansã na religiosidade afro, serviu de despedida, neste sábado (4), para dois mil brasileiros e estrangeiros que lotaram a capital baiana, durante a semana, em torno do Fórum Mundial de Turismo pela Paz e Desenvolvimento Sustentável. O encontro foi aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (1).
Entre as palestras e discussões práticas e acadêmicas, fica a escolha de 2005, pelo Conselho Nacional do Turismo, como o Ano Nacional do Turismo Sustentável e da Infância no Brasil. Foi lançada oficialmente a campanha contra a exploração sexual-comercial das crianças e adolescentes, com destaque para o combate ao turismo sexual.
O próximo Forum Mundial do Turismo será realizado no Rio de Janeiro e o fórum deixou a esperança de aumento na vinda de turistas estrangeiros. O ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) acha que até 2007 o número de turistas vai duplicar em relação ao registrado hoje, chegando aos 9 milhões por ano. Para isso, segundo ele, serão abertos vários escritórios mundiais.
Os 28 ministros de vários países que participaram do encontro decidiram, na reunião executiva da Organização Mundial do Turismo (OMT), criar a Fundação Turismo Sustentável – Eliminação da Pobreza (STEL, na sigla em ingês), com sede em Seul, na Coréia do Sul. No documento oficial, foi colocada a palavra que, traduzida, significa "mitigação" da pobreza, a ser obtida por meio dos negócios do turismo.