Luciana Vasconcelos
Enviada especial da Agência Brasil
Dourados (MS) – O município de Dourados ganhou uma nova delegacia da Polícia Federal, inaugurada nesta sexta-feira pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A região é estratégica no combate ao narcotráfico, pois a cidade está localizada em um ponto de encontro da malha rodoviária de toda região da fronteira.
Foi justamente na antiga sede da Polícia Federal em Dourados onde se fez a maior apreensão de drogas de uma só vez na América Latina: 19,1 toneladas de entorpecentes. Mas a unidade apresentava muitos problemas. Não havia, por exemplo, uma área para depósito das drogas apreendidas. O antigo superintendente da Polícia Federal do estado e atual coordenador geral da segurança privada da Superintendência da Polícia Federal, Wantuir Jacini, contou que, por diversas vezes, a pesagem das drogas era feita na rua em frente à delegacia. "Nos últimos quatro anos, 65 carreiras foram descarregadas em via pública", disse.
Jacini destacou a importância do trabalho na região de fronteira com o Paraguai. "Conseguirmos recuperar nos últimos quatro anos R$ 20 bilhões em bens, como fazendas, gados e veículos", declarou. A nova delegacia custou R$ 3 milhões ao governo federal e possui equipamentos de última geração que podem localizar telefones e telefonemas de traficantes em qualquer parte da região. "Estou encantado com as novas instalações ao ponto de estar pensando em trazer o Ministério da Justiça para aqui", brincou o ministro Thomaz Bastos durante inauguração da nova unidade.
Na ocasião, ele disse que a Polícia Federal tem sido motivo de orgulho para o país e lembrou que a política de segurança é de Estado e não de governo. "A Polícia não persegue e não protege. O número de operações, e quadrilhas desmanteladas dá media do êxito desses dois anos de trabalho", afirmou.