Mais de duas mil pessoas protestam por políticas sociais em Porto Alegre

26/11/2004 - 18h44

Shirlei Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - Mais de duas mil pessoas participaram da "Marcha dos Sem", nesta sexta-feira, em Porto Alegre. A manifestação dos sem-terra, sem-teto, sem-trabalho, sindicalistas e estudantes, partiu da Avenida Ipiranga, seguindo pelas principais avenidas da cidade até a Praça da Matriz, no centro, em frente à sede do governo gaúcho.

Segundo o presidente da Central Única dos Trabalhadores no estado (CUT-RS), Quintino Severo, as entidades exigem recursos para a saúde e infra-estrutura, alem de investimentos em políticas sociais. Os representantes, que foram recebidos pelo chefe-de-gabinete da Casa Civil, Pedro Bisch Neto, entregaram carta pedindo que o governo gaúcho priorize os pequenos empresários e trabalhadores.

A Polícia Militar acompanhou a manifestação, que congestionou o trânsito em diversas avenidas. Durante o protesto, a Marcha dos Sem foi engrossada pelos quase mil agricultores, ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-Sul), que também realizaram ato de protesto na capital gaúcha pela manhã. Após a caminhada, a marcha seguiu até o Parque Harmonia, onde estavam estacionados os ônibus que trouxeram os manifestantes para a Capital.