André Luiz anuncia amanhã de manhã se renuncia ao mandato

24/11/2004 - 22h03

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O deputado André Luiz (PMDB-RJ) anuncia amanhã, às 8h30m, em entrevista, no Salão Verde da Câmara, se irá ou não renunciar ao seu mandato parlamentar. Ele é acusado de tentar extorquir R$ 4 milhões do empresário Carlinhos Cachoeira para retirar o nome dele da CPI da Loterj, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

A Mesa da Câmara marcou reunião para às 9h30m de amanhã para apreciar o parecer aprovado hoje pela Comissão de Sindicância da Casa que investigou o caso. O deputado foi aconselhado pelo seu advogado Michel Taliba a renunciar ao mandato para evitar a perda dos direitos políticos. No entanto, segundo Taliba, André Luiz teria rejeitado a sugestão, alegando que tem recebido pedidos de suas bases eleitorais para não renunciar.

O parecer da comissão de sindicância, a ser votado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara, considerou "gravíssimos" os indícios de quebra de decoro parlamentar do deputado. Se André Luiz não renunciar ao mandato antes da votação do parecer pela Mesa da Câmara, correrá o risco de ter seu mandato cassado e perder seus direitos políticos. Segundo interpretação da Mesa, após a abertura do processo de quebra de decoro parlamentar pelo Conselho de Ética, mesmo que o deputado renuncie o mandato terá seus direitos políticos cassados.