Rodrigues diz que argumentos técnicos resolverão embargo de carne pela Rússia

23/11/2004 - 19h52

Recife, 23/11/04 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou hoje que o governo brasileiro espera resolver, com argumentos técnicos, o impasse sobre a suspensão das exportações da carne brasileira para o mercado da Rússia. Ele acredita que uma decisão favorável à retomada do comércio só deve ocorrer após a conclusão da visita de técnicos russos às áreas produtoras do país.

O embargo russo foi declarado no mês de setembro, após a constatação de três focos de aftosa no Amazonas.

"Eu estava na expectativa clara de que haveria o anúncio da liberação ontem, durante a visita do presidente Vladimir Putin ao país, mas como a missão russa não concluiu a tarefa de inspeção, a questão não pôde ser solucionada", destacou.

Roberto Rodrigues assegurou que o compromisso do governo brasileiro é de erradicar a aftosa do país até 2006, mas segundo ele, há possibilidade de que a doença seja eliminada ainda em 2005, já que está acontecendo uma mobilização nacional da sociedade civil e produtores rurais.

O ministro disse que para atingir a meta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai liderar um movimento no continente sul-americano para conscientizar governos e produtores rurais sobre a importância da imunização coletiva dos rebanhos.

Roberto Rodrigues participou hoje de reunião com secretários de Agricultura de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, para reforçar o apelo de que os estados se empenhem nas campanhas de combate à aftosa.