Andréia Araújo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ao receber agora à noite o Grande Colar da Ordem do Mério Comercial, na Confederação Nacional do Comércxio (CNC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso de, no próximo ano, ampliar ainda mais o diálogo com o setor, a exemplo do que já tem feito com a indústria, e disse que a comenda representa um reconhecimento de uma relação recente, mas sólida, que vem criando com o comércio. .
Lula é o segundo chefe de estado a receber a homenagem: o primeiro foi o presidente João Figueiredo, em 1985. O presidente da Confederação, Antônio Oliveira Santos, que tomou posse na presença de Lula, justificou a homenagem por considerar o governo "democrático":
"Esta homenagem está sendo dedicada a Vossa Excelência pelo sentido democrático que vem imprimindo ao governo, pelo amplo diálogo com a sociedade civil, pela clara opção por sua política de desenvolvimento sustentável, inclusão social, criação de empregos, redistribuição de renda, combate à pobreza e apoio à iniciativa privada", ressaltou o presidente da CNC.
O ministro do Desenvolvimento Industria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, brincou com o presidente Lula, dizendo que a homenagem prestada pela CNC era a taça que simboliza a vitória no campeonato desse ano, mas no ano que vem será outro desafio.
Furlan lembrou que o ano de 2003 não foi um para o comércio, mas alguns setores já estão tendo crescimento este ano. "2003 foi o ano da arrumação, do resgate da credibilidade. Este ano foi o da retomada, da sustentação e do crescimento das exportações. 2005 será um algo a mais", previu.