Pesquisas apontam empate técnico entre Bush e Kerry

01/11/2004 - 21h16

Gabriela Guerreiro
Especial para Radiobrás

Washington - Na véspera da eleição que decidirá quem será o novo presidente dos Estados Unidos, os candidatos George W. Bush e John Kerry continuam tecnicamente empatados nas principais pesquisas divulgadas hoje em todo o país. Segundo a pesquisa da rede CNN em parceria com o Instituto Gallup, Bush, que busca a reeleição, tem 49% das intenções de votos contra 48% de Kerry.

As regras para as eleições variam de estado para estado. Na grande maioria dos Estados Unidos, a votação terá início amanhã às 8 horas e será encerrada às 19 horas. Em algumas localidades, como no estado de Virginia, as sessões eleitorais estarão liberadas para votação a partir das 6 horas da manhã. O dia da eleição não é feriado no país.

A legislação americana não permite campanha em um raio de 18 metros de distância de cada sessão eleitoral, mas os candidatos estão autorizados a realizar eventos públicos e a buscar votos durante todo o período de votação.

A expectativa dos analistas políticos americanos é que três estados decidam a eleição: Florida, Ohio e Pensilvânia. Os três estados somam 68 vagas no Colégio Eleitoral que elege o presidente dos Estados Unidos. Cada estado apura separadamente os votos e o candidato vencedor é obrigatoriamente o candidato do colégio eleitoral. As cadeiras no colégio eleitoral variam por estado, de acordo com o número de deputados e senadores de cada um. Para ser eleito, o candidato precisa de 270 votos dos 538 do colégio eleitoral.

As pesquisas já apontam Bush com 222 votos no colégio eleitoral, enquanto Kerry teria 209. Os estados indecisos somam 109 vagas, que vão decidir os resultado das eleições norte-americanos.

A repórter viaja a convite da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para participar do Programa de Intercâmbio Profissional nos Estados Unidos.