Caio d'Arcanchy
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Desde que começou a investigar o roubo de cargas e de veículos no país, a Polícia Federal vem trabalhando na montagem de uma estrutura para o combate a esse tipo de crime. Segundo o delegado Getúlio Bezerra, responsável pelo setor, estão sendo realizados seminários em todo o país para discutir com empresários, polícias e operadoras de seguro os principais aspectos para reduzir esse delito.
"Esse plano de trabalho já vem sendo desenvolvido com alguns êxitos contra grupos organizados de roubo a banco e transportes de valores. Já houve confronto direto da polícia com esses criminosos. Infelizmente. foram contabilizados alguns agentes que se feriram ou morreram nessas operações. É um aprendizado muito duro pra nós", lamentou Bezerra.
O delegado diz ainda que esse é um trabalho muito difícil porque a polícia tem que combater uma estrutura que classifica como "empresarial". Segundo ele, a polícia encontrou um túnel próximo a uma rodovia capaz de abrigar carretas. "É uma estrutura de engenharia complexa. O crime organizado está muito bem equipado", alerta.
Todos os bens apreendidos nas mãos das quadrilhas pela polícia serão revertidos para a união, e também para a própria polícia. Segundo o delegado Getúlio Bezerra já foram recolhidos armamentos de guerra e carros "muito bem equipados".