Liesio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A retomada do crescimento econômico exige de todos sacrifícios e perseverança, por isso gera debates. A declaração é do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em seu discurso na cerimônia de premiação da revista IstoÉ Dinheiro.
Segundo Meirelles, "a retomada do crescimento é a vitória mais importante para o povo brasileiro, pois dela nascerá um novo Brasil, com mais emprego e justiça social".
Apesar de considerar as críticas como processo comum em todas as democracias, Meirelles ressaltou a importância de se buscar resultados. "O debate é bem vindo, mas para mudar a realidade é preciso foco no resultado, pois é ele que constrói a mudança e a vitória", afirmou.
O presidente do BC destacou as recentes conquistas da economia como o maior crescimento dos últimos anos, os maiores saldos comerciais da história e um superávit de conta corrente "inédito no Brasil". Meirelles também ressaltou como importante a recuperação da atividade industrial, as vendas da indústria, do comércio e a "maior geração de emprego da história".
O presidente do BC observou que agora é preciso perseguir outras vitórias, como garantir o processo de crescimento, a estabilidade macroeconômica e das contas públicas e manter a inflação dentro das metas.