Liesio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A greve é um reflexo do crescimento econômico do Brasil. Foi o que disse há pouco o vive-presidente José Alencar, ao ser questionado sobre a greve dos bancários. "Sempre que a economia começa a crescer, abre espaço para reivindicações salariais. Esse é o lado positivo das greves. A greve é uma prova de que há espaço para reivindicar aumento salarial".
"É claro que é preciso que cada categoria esteja atenta às suas responsabilidades de servir a população. A sociedade precisa ser atendida por esses serviços, mas nós não podemos condenar a greve. É um direito e é inerente dos regimes democráticos", disse o vice-presidente.
José Alencar participa da cerimônia de premiação "As melhores da Dinheiro", promovida pela revista IstoÉ Dinheiro.
Ao comentar sobre a previsão de elevação da meta de inflação para este ano, feita pelo Banco Central, o vice-presidente disse que é normal e comprova que o Banco Central procura ser cada vez mais transparente. "Nós acreditamos que a inflação no Brasil esteja hoje mais controlada do que nunca, porque há uma consciência nacional de que a inflação não deve recrudescer porque isso seria o fim. Nós nunca mais podemos transigir com aqueles períodos de inflação que matavam a nossa economia".
Quanto as previsões do mercado em relação a inflação, Alencar disse que há um clima de normalidade. "O mercado até está normal. É claro que para determinados segmentos, o fim de ano tem alguma demanda um pouco maior, até mesmo para atender a demanda de Natal. Isso é natural aqui e em qualquer parte", observou.