Paula Medeiros
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje, durante visita a Recife, a parceria entre o ministério da Educação, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para implantar uma extensão das universidades na cidade de Garanhuns (PE). "Se nós temos a cidade de Garanhuns como pólo de uma região com mais de um milhão de habitantes e com 39 cidades, é justo que tenha um braço para que pessoas daquela região possam estudar", afirmou.
O Pólo Universitário de Garanhuns terá como objetivo consolidar a pesquisa e o ensino de ciências agrárias na região do interior pernambucano. A UFRPE e a UFPE são as instituições responsáveis pela implantação do pólo, que será considerado um campus universitário com lotação de pessoal docente e técnico-administrativo próprios, composto por duas unidades acadêmicas: o Centro de Educação e o Centro de Ciências Agrárias.
Inicialmente serão oferecidas 560 vagas nos cursos de licenciatura em pedagogia, língua portuguesa, matemática, ciências humanas e sociais e ciências da natureza, e de graduação em agronomia, zootecnia e medicina veterinária. Segundo o presidente Lula, quando o pólo estiver pronto, serão oferecidas cerca de 2.500 vagas para estudantes da região.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco mantém há 25 anos, em Garanhuns, uma clínica de bovinos, que será incorporada ao pólo. A instituição oferece assistência aos pecuaristas da região, que conta com mais 22 municípios do entorno - dos estados de Alagoas de Sergipe.
.