Governo deve anunciar quinta-feira mais recursos para o esporte brasileiro

06/09/2004 - 19h06

Luciana Vasconcelos e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar quinta-feira (9) uma medida que vai garantir mais recursos para incentivar o esporte brasileiro. A informação foi dada pelo ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, durante audiência em que o presidente recebeu, no Palácio do Planalto, a delegação paraolímpica brasileira. Segundo o ministro, o governo quer fazer uma política mais ofensiva para garantir o acesso e a formação de novos atletas.

Na solenidade em que recebeu a delegação paraolímpica, o presidente Lula disse que, independentemente de medalha, a ida aos Jogos de Atenas é um fato extraordinário, que mostra a garra dos atletas. "Ao tomarem a decisão de praticar esporte, ao tomarem a decisão de provar a vocês e a todo mundo que vocês são brasileiros e que, portanto, vocês não desistem nunca, estão na verdade fazendo uma provocação a todos nós que visualmente parecemos ter toda saúde do mundo", afirmou o presidente.

Lula disse aos atletas que eles devem fazer o máximo e sentirem orgulho disso. "O que vale é, ao terminar a competição, ter a consciência tranqüila de que vocês fizeram o máximo que puderam fazer para trazer a medalha. É saber que realizaram o máximo que puderam realizar", ressaltou o presidente. Ele ressaltou que os atletas brasileiros não podem desanimar: "Queremos mostrar para todo mundo que a grande deficiência é não acreditar na gente mesmo e desistir na primeira dificuldade que a gente tem. A gente não pode desistir nunca".

Os atletas paraolímpicos foram recebidos pelo presidente em uma audiência descontraída. Antes de discursar, Lula convidou a atleta Roseane Ferreira dos Santos, campeã em lançamento de disco e arremesso de peso, para cantar a música da competição. Os atletas paraolímpicos embarcam para Grécia na quinta-feira (9). Os jogos serão realizados de 17 a 30 deste mês. É a maior delegação brasileira já enviada à Paraolimpíada. São 98 atletas disputando 13 modalidades.