ANP põe à venda hoje mais 501 blocos para exploração de petróleo

17/08/2004 - 21h42

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - A 6ª Rodada de Licitação de Áreas para Exploração de Petróleo e Gás Natural, iniciada ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) prossegue hoje, quando serão ofertados os outros 501 blocos, dos 913 envolvidos no leilão Esses blocos estão distribuídos em 13 dos 29 setores ofertados e que ainda não foram licitados.

Para a secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, a presença das grandes corporações em busca de grandes prêmios exploratórios já era esperada, mas a presença recorde de nove empresas nacionais não pode deixar de ser destacada.

"Em um país que tem a nossa costa" - disse a secretária - "e o potencial de nossas bacias sedimentares, a presença de grandes corporações é esperada. Mas eu não posso deixar de colocar a minha satisfação muito grande como secretária, ao ver as bacias maduras sendo procuradas e disputadas por empresas nacionais, ainda que com bônus muito menores, mas com altíssimo índice de conteúdo nacional".

Para Maria das Graças, "Isto é extremamente importante. É a inovação e a diferença do Brasil. O poder de organizar um leilão e uma indústria do petróleo em três patamares: as grandes operadoras que buscam os grandes prêmios exploratórios, as empresas de porte intermediário, mas ainda grandes empresas, e as companhias menores se organizando aqui no Brasil. Isto é bom e também mostra a conseqüência das regras estáveis com que agente vem trabalhando".