Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Assunção – O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que a parceria entre países membros do Mercosul tem que ir além da redução de tarifas, para colocar a marca do bloco no cenário internacional. "Precisamos de uma presença do Mercosul como um ator de peso nas negociações comerciais internacionais", afirmou, ao participar em Assunção da inauguração do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.
Lula reafirmou, em discurso, que o Brasil está comprometido com políticas que auxiliem o desenvolvimento de um setor industrial regional integrado. "Não queremos nem podemos competir contra nós mesmos. Temos a tarefa de ampliar a participação da cidadania no processo de integração", defendeu Lula.
Segundo Lula, a inauguração do Tribunal tem um simbolismo especial, que ganhou nova voz e personalidade e que caminha rumo aos ideais e compromissos. Com a inauguração do Tribunal, as pendências comerciais entre os membros do Mercosul serão julgadas em última instancia no âmbito da organização.
Até agora, o país que desejasse recorrer das decisões do Tribunal Arbitral tinha que apelar a organismos de fora do Mercosul, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).