Cepal revê previsão de crescimento de países latino-americanos

06/08/2004 - 20h59

Brasília, 6/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A economia dos países latino-americanos deverá crescer 4,5% este ano. A previsão é da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que superou as expectativas iniciais, que era de um crescimento de 4%.

De acordo com o estudo apresentado pela Cepal, o crescimento deve-se principalmente às exportações para os países de economias desenvolvidas, como os Estados Unidos e o Japão, que também tiveram um aquecimento este ano. A Venezuela deverá liderar o ranking do crescimento, com 12%, seguido pelo Uruguai, 9,2%, e pela Argentina, 7,1%. A estimativa de crescimento do Brasil ficou em 3,7%, junto com a Colômbia e a Costa Rica.

A Cepal alerta que mesmo com a elevação da taxa de crescimento econômico, o desemprego nos países latino-americanos continua "muito alto". O primeiro semestre deste ano registrou uma taxa de desemprego da América Latina de 10,3%. "Quase a metade dos habitantes da região vive em condições de pobreza", diz a nota da Cepal.

Já as estimativas de crescimento da economia mundial ficou em 3,8%. O motivo, segundo a Cepal, é o enfraquecimento dos preços de produtos de exportação, que em 2003 haviam subido cerca de 15%.