Brasília - Três mil pesquisadores, representando 70 instituições científicas de todo o país, estarão reunidos no mais importante evento de Ciência e Tecnologia da América Latina a partir de hoje, em Cuiabá (MT). O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, participa da cerimônia de abertura da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), às 19h, no Teatro da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Amanhã, às 9h30, Eduardo Campos é o palestrante da conferência Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil. Às 10h45, o ministro participa do simpósio sobre o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. E às 13h ele faz a abertura oficial da Expociência, mostra onde estarão vinte institutos e duas secretarias do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estarão expondo suas pesquisas, estudos e trabalhos desenvolvidos.
A reunião da SBPC deste ano tem como tema "Ciência na Fronteira: Ética e Desenvolvimento". Durante seis dias cientistas, estudantes e professores conhecerão os resultados mais recentes da pesquisa científica, apresentarão trabalhos e debaterão as políticas de C&T no Brasil. A comissão organizadora do encontro espera para esta edição cerca de 22 mil visitantes. Entre os eventos, estão ainda a "Programação Científica Sênior", a "SBPC e a Ciência Indígena" a "SBPC Jovem" e a "SBPC Cultural".
As informações são do Ministério da Ciência e Tecnologia.