Lula diz na reinauguração da Nacional que o rádio nunca perderá sua importância

02/07/2004 - 20h34

Rio, 2/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a inauguração das novas instalações da Rádio Nacional, "vai construindo a alma de um povo, o pensamento de um governo e consolida uma política cultural para o país".

O presidente Lula revelou aos presentes no auditório da Rádio Nacional, que quando entrou no prédio viu no rosto dos funcionários que cumprimentou "um saudosismo gostoso, um agora nós voltamos a ser o que já fomos".

Lula pediu ao presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, e ao diretor da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiano Menezes, para fazerem "um jornalismo mais vivo, com maior envolvimento da sociedade, para que ela viesse ao auditório da rádio debater".

"Sabe porque eu estou dizendo isso. É porque hoje muita gente faz programas de rádio com o jornal na mesa, ou seja, é só repetindo o que já está no jornal. Eu acho que está faltando um pouco de criatividade no nosso país", afirmou.

Segundo o presidente, o rádio nunca vai perder a sua importância, por causa da televisão. "Eu acho que o rádio, em alguns lugares do Brasil, tem até mais importância do que a televisão, porque tem lugar que a televisão não chegou ainda e o rádio está em todos os lugares", disse.

Lula lembrou que é do tempo do rádio de pilha, "aquele radinho que a gente carrega no bolso, e que a gente ouvia na fábrica".

O presidente encerrou o seu discurso lembrando que possivelmente em outros estados do Brasil existam rádios importantes historicamente, como a Rádio Nacional, que estão precisando de um pequeno pontapé. "Um incentivo, quem sabe de uma Petrobras, que também não pode assumir a responsabilidade por todas as rádios, mas o BNDES, o Banco do Brasil. Tem sempre uma oportunidade de uma pequena ajuda. E as vezes o que se gasta em dinheiro é infinitamente menor do que aquele que a gente ganha na cultura, e sobretudo aquilo que a gente ganha em alta estima para o nosso povo", concluiu.