Paraná desmonta quadrilha de ladrões de carros e prende cinco policiais

24/06/2004 - 22h12

Curitiba, 24/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria da Segurança Pública do Paraná realizou hoje a Operação Desmonte, a maior ação policial conjunta contra o crime organizado da história do Estado e que resultou e na prisão de 39 pessoas, entre elas quatro policiais civis e um militar, envolvidos com roubo de carros, travessa e receptação de veículos na fronteira Brasil-Paraguai.

Com o apoio do Ministério Público e da Polícia Federal de Guaíra, as polícias militar e civil trabalharam simultaneamente em quatorze cidades da região Noroeste e Oeste do Estado para cumprir 101 mandados judiciais (47 de prisão e 54 de busca e apreensão) contra a mega-quadrilha descoberta no curso da Operação Desmonte.

Um dos maiores ladrões de caminhonetes do país, Valdomiro Lemes, também foi preso. Com os integrantes da quadrilha, a polícia ainda apreendeu 40 quilos de maconha, 20 armas de fogo ilegais, uma balança para pesar a droga e duas placas que seriam usadas para levar veículos roubados do Paraná para o Paraguai. Documentos de delegacias e de carros também foram apreendidos nas residências dos acusados.

"Estamos desmontando uma das principais quadrilhas de ladrões e atravessadores de veículos roubados do Brasil", disse o secretário da Segurança do Paraná, Luiz Fernando Delazari Segundo Delazari, as investigações sobre a quadrilha começaram há cerca de oito meses, envolvendo todo o Setor de Inteligência da Secretaria. Um dos comandantes da Operação Desmonte, major Mauro Alves, disse que em 20 anos de atuação na polícia nunca tinha visto uma atividade policial tão abrangente e bem sucedida.