Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O BNDES já possui em carteira R$ 80 milhões dos R$ 100 milhões previstos para serem liberados até o final deste ano para o novo Profsoft, programa de financiamento para o setor de software. O valor em carteira já é superior ao total liberado nos quatro anos anteriores de funcionamento do programa.
O anúncio foi feito esta tarde pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, na abertura do estande brasileiro de negócios da 11ª Reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad XXI), aberta ontem em São Paulo.
O ministro anunciou também a nomeação de Walter Cover para secretário-executivo da Sala de Atração de Investimentos, criada para apoiar os investidores estrangeiros no Brasil. Cover é ex-superintendente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Pela manhã, Furlan já assinara contrato de apoio de seu ministério para divulgação, também para suporte de investidores, da versão em inglês do banco de dados SIMBrasil (Sistema de Informações Sócio Econômicas dos Municípios Brasileiros), projeto em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O SIMBrasil é uma base de dados que servirá como ferramenta para auxiliar na formulação de políticas públicas em termos de elaboração e avaliação de estratégias de desenvolvimento local e regional. Segundo informações da Caixa, o sistema disponibiliza informações sobre as principais cadeias produtivas, segundo critérios de localização, em nível nacional e regional, além de indicadores de competitividade, informações sócio-econômicas relacionadas ao desenvolvimento urbano e estudos para aplicação dentro da realidade brasileira.
O projeto é o resultado de uma parceria entre a Caixa, o Ipea e a Fundação de Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco.