Brasília, 28/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Na próxima segunda-feira (3), o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, vai se encontrar com o diretor-geral da Telmex, Jaime Chico Pardo, e o presidente da Claro, Carlos Henrique Moreira, para debater sobre a golden share (ações com direito a veto) que o governo está pleiteando na empresa de satélite Star One, da Embratel. A informação é da assessoria do Ministério.
Em março, em encontro com o ministro, Jaime Pardo disse que a Telmex está disposta a negociar com o governo brasileiro participação na subsidiária. "Somos uma empresa sensível aos interesses nacionais. Estou certo de que encontraremos uma solução", disse o diretor-geral à época.
Nessa quarta-feira, o Tribunal de Falências de Nova Iorque aprovou a venda da Embratel para a empresa mexicana Telmex, por US$ 400 milhões.
Apesar da autorização da justiça norte-americana, a transferência do controle acionário ainda não está concluída. O processo precisa do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em nota, a Telmex reafirmou o interesse do grupo em investir no Brasil. "Esta aquisição está de acordo com a estratégia da Telmex de se tornar empresa líder em telecomunicações na América Latina e reforça seu compromisso de investir no crescente mercado brasileiro de telecomunicações".